Tratamentos
Ergoespirometria ou Teste de Esforço Cardiopulmonar
A Esgoespirometria é um teste que visa medir os parâmetros respiratórios do paciente. Com ele, é possível verificar o consumo de oxigênio, produção de gás carbônico, frequência respiratória e ventilação pulmonar. Este tratamento é indicado tanto para avaliações cardíacas e pulmonares quanto para programar o tratamento de pacientes com doenças cardíacas, ou o treinamento de atletas.
Teste de VO2
O Volume de Oxigênio Máximo (VO2) é o valor que expressa a capacidade do corpo em captar o oxigênio da atmosfera e fazê-lo chegar aos músculos durante um exercício físico. Com o resultado do teste, é possível adaptar melhor os treinos para atleta, bem como avaliar pacientes com problemas cardíacos ou pulmonares.
Antropometria
A antropometria é a medida das dimensões físicas de uma pessoa: altura, peso, circunferência abdominal, percentual de gordura, IMC - Índice de Massa Corporal e índice de padrão de crescimento. Esses dados são alguns dos fatores levados em consideração ao avaliar cada paciente.
Avaliação Isocinética de
Força e potência
A avaliação Isocinética é capaz de medir desequilíbrios musculares, resultando em valores como o torque máximo, as diferenças bilaterais de força e a razão dos membros dominante e não dominante. É uma avaliação importante, uma vez que com esses números é possível indicar os melhores métodos e exercícios individualizados, além de ser uma grande aliada no tratamento de lesões.
Análise Computadorizada Biomecânica da Corrida
O teste de Biomecânica da Corrida observa de que modo o corpo se comporta durante esse exercício, analisando quais movimentos podem ser motivos de lesões, tanto de corredores profissionais quanto recreacionais. Através do teste também é possível encontrar adaptações funcionais, que melhorem a qualidade e o resultado da corrida.